Rovensa Next comemora o Dia Internacional da Sanidade Vegetal com seu portfólio de biossoluções para cultivar um futuro mais verde na agricultura

12 de maio de 2023 – No Dia Internacional da Saúde Vegetal (IDPH) deste ano, a Rovensa Next orgulha-se de se juntar às Nações Unidas para aumentar a conscientização sobre o papel crucial que as plantas desempenham em nossas vidas. Este dia é uma oportunidade para destacar a importância da fitossanidade para garantir a segurança alimentar, proteger a biodiversidade e as culturas, contra pragas e doenças que acometem os cultivos. O tema deste ano é “Protegendo as plantas, protegendo a vida”, enfatizando a interconexão entre a saúde vegetal e a saúde humana.

As plantas são essenciais para a vida na Terra. Elas nos fornecem 80% dos alimentos que comemos e 98% do oxigênio que respiramos. No entanto, as viagens e o comércio internacional aumentaram o risco de introdução e disseminação de pragas e doenças contra as plantas. As pragas invasoras são um dos principais motivos da perda de biodiversidade e ameaçam a delicada teia de vida que sustenta o nosso planeta. O aumento das temperaturas associado às mudanças climáticas também cria oportunidades para que as pragas se perpetuem, aumentando as infestações. Em resposta, o uso de pesticidas químicos pode aumentar, prejudicando insetos polinizadores, inimigos naturais de pragas e organismos essenciais para o meio ambiente e manutenção da vida.

As biossoluções de ponta da Rovensa Next são projetadas para ajudar os agricultores em todo o mundo a enfrentar os desafios do controle de pragas e doenças, ao mesmo tempo em que promovem o crescimento saudável das plantas e a fertilidade do solo. Nosso portfólio inclui agentes para bionutrição (bioestimulantes, nutrição especial de culturas e produtos técnicos desenvolvidos para maximizar o rendimento e o desempenho das culturas), biocontrole (bioinseticidas, biofungicidas, bionematicidas), bioestimulantes e outras soluções inovadoras que ajudam os agricultores a otimizar o rendimento das culturas e reduzir o uso de produtos químicos prejudiciais.

Portfólio de saúde em primeiro lugar

Nossas soluções de biocontrole, por exemplo, derivadas de fontes naturais, são uma alternativa segura e sustentável aos pesticidas químicos, ajudando a promover agroecossistemas saudáveis e a promoção da biodiversidade. Uma prática importante para a fitossanidade é o manejo integrado de pragas e doenças. Soluções de biocontrole como o PREV-AM*, que é uma solução natural à base de óleo de casca de laranja, podem ajudar a controlar pragas e doenças, minimizando o uso de produtos químicos, para manter uma relação positiva entre inimigos naturais e pragas. As normas internacionais em matéria de comércio também ajudam a prevenir a introdução e a propagação de pragas vegetais.

Para atender às necessidades do produtor no manejo integrado de doenças, temos em fase de registro no Brasil o Ospo Vi55®, um novo biofungicida de última geração à base de Bacillus subtilis cepa IAB/BS03 com efeito preventivo e curativo para míldio. Este produto 100% natural tem um baixo impacto ambiental, que lhe valeu autorização para uso na agricultura biodinâmica, Na União Europeia, o método de cultivo mais sustentável que existe.

Também oferecemos biofertilizantes, como o Vorax, que otimiza a absorção de nutrientes, deixando as plantas mais fortes e saudáveis e com maior produtividade. Este biofertilizante também ajuda as plantas a tolerar melhor os estresses abióticos, como seca, temperaturas extremas, salinidade e inundações. De acordo com o Conselho Europeu da Indústria de Bioestimulantes (EBIC), aumentos de rendimento relacionados ao uso de bioestimulantes são relatados em 5-10%, dependendo de vários fatores.

Ao comemorarmos o Dia Internacional da Sanidade Vegetal (IDPH), incentivamos os produtores em todo o mundo a considerar o uso de biossoluções para proteger suas plantações e promover práticas agrícolas sustentáveis. Na Rovensa Next, continuamos comprometidos em impulsionar a inovação e desenvolver biossoluções que ajudem a proteger a saúde das culturas do nosso planeta e das comunidades que dependem delas. Acreditamos que, trabalhando juntos, podemos proteger a saúde vegetal, garantir a segurança alimentar, proteger a biodiversidade e promover o desenvolvimento econômico.

Vamos celebrar o papel vital que as plantas desempenham em nossas vidas e nos comprometer a protegê-las para as gerações futuras.

POSTS RELACIONADOS