ORO-BLOG

Contribuindo com o desenvolvimento do mundo através da informação

Publicado em

Agricultura aprova eficácia do óleo essencial da casca de laranja

O óleo essencial da casca de laranja entrega inúmeros benefícios à agricultura mundial, especialmente em relação a tecnologia de aplicação e nutrição vegetal.

O óleo essencial da casca de laranja entrega inúmeros benefícios à agricultura mundial, especialmente em relação a tecnologia de aplicação e nutrição vegetal.

Suas características aumentam a capacidade de absorção pelas plantas, além de imprimir maior velocidade ao processo, característica ideal para obtenção de maior eficiência na aplicação de fungicidas, herbicidas e inseticidas.

Tal fato resultou em uma tecnologia inovadora que permite altíssima velocidade no processo de absorção. O próprio rótulo dos produtos com essa tecnologia, chamada TRANS-RAPID, traz a informação:

“Chuvas que ocorrem 15 minutos após a aplicação não prejudicam a eficiência do produto”.

Diferente de óleos minerais e de outros subprodutos do refino do petróleo, como os siliconados, o óleo essencial da casca de laranja possui propriedades naturais e, extremamente benéficas às plantas. Enquanto derivados de petróleo causam agressão à camada cerosa (camada de proteção das plantas), produtos à base do óleo essencial da casca da laranja são prontamente assimilados e “aceitos” pelos vegetais sem causar qualquer tipo de dano.

É por este motivo que os agroquímicos solubilizados na calda são translocados rapidamente para seus sítios de ação, sejam eles herbicidas, fungicidas, acaricidas ou fertilizantes foliares.

Além destes pontos citados acima, o óleo essencial da casca de laranja também é um grande aliado do MIP (manejo integrado de pragas) e vários estudos comprovam sua eficácia na agricultura.

Os resultados são observados não só nos estudos de pesquisa, mas também nas lavouras dos produtores, motivo de grande sucesso e segurança na sua utilização.

Vale lembrar que a presença do óleo essencial da casca da laranja não altera o pH da calda, razão pela qual justifica seu uso frequente e seguro na aplicação de fungicidas, mundo afora.

Um benefício extra deste surfactante feito a partir do óleo essencial da casca de laranja é que ele ajuda na manutenção dos pulverizadores, impedindo a obstrução dos filtros e bicos, bem como mantendo o sistema sempre livre de resíduos.

O que é o óleo essencial da casca de laranja?

É uma substância natural muito utilizada na indústria farmacêutica, alimentícia e cosmética cujos efeitos benéficos à agricultura foram descobertos em meados de 2002 pelo empresário sul-africano Erroll Pullen, fundador da ORO AGRI, multinacional com filial em Arapongas (PR).

O material, cujo é considerado nobre, é extraído da casca da laranja por meio de um processo a frio (sem a utilização de químicos) nas indústrias beneficiadoras, durante a extração do suco.

Diferentemente do D-Limoneno, subproduto obtido do bagaço e utilizado, principalmente, como solvente, o óleo essencial da casca da laranja possui mais de 100 diferentes compostos.

É exatamente essa integridade de compostos que traz o grande diferencial na prática e isso é algo facilmente percebido no campo, ao ser comparado com produtos de origem duvidosa (supostos produtos à base deste óleo essencial).

Óleo essencial da casca de laranja (na sua integridade) possui alto valor agregado no mercado devido às suas aplicações antibacterianas, antioxidantes, antifúngicas, inseticidas, dentre outras.

Na agricultura, ele tem seu principal diferencial quando o assunto é a aplicação de agroquímicos e/ou fertilizantes.

Uso do óleo essencial da casca de laranja é patenteado

A detenção do uso do óleo essencial da casca de laranja para a agricultura e pecuária é exclusivo da ORO AGRI, devido a uma patente mundial da companhia, que possui operações bem estabelecidas em todo o mundo.

Então não se deixe enganar: os verdadeiros produtos à base de óleo essencial da casca de laranja você só encontra na ORO AGRI.

Veja só uma curiosidade: ORO AGRI é um acrônimo para Orange Oil for Agriculture ou Óleo de casca de Laranja para Agricultura, traduzido para o português.

E foi a partir dele que surgiram as tecnologias exclusivas da empresa: TRANS-RAPID™, TRANSPHLOEM™, POWER STRAIN™ e DROP-LOG™.

TRANS-RAPID™, como o próprio nome sugere, é a tecnologia que garante a absorção dos agroquímicos pelas folhas em apenas 15 minutos.

Já TRANSPHLOEM™ e POWER STRAIN™ abordam o processo de translocação, garantindo a maximização da eficácia por agir diretamente nos sítios de ação de cada produto. Por último, DROP-LOG™ maximiza a ação antideriva.

Produtos com a tecnologia TRANS-RAPID™
WETCIT® GOLD, ORO-STAR®, ORO-CINETIC®, ORO-FAST®, COWBOY™, ORO-GRASS™ e ORO-VERT™.

Produtos com a tecnologia TRANSPHLOEM™
ORO-STAR®, ORO-CINETIC®, ORO-FAST®, COWBOY™, ORO-GRASS™, ORO-VERT™.

Produtos com a tecnologia POWER STRAIN™
DETONATOR™.

Produtos com a tecnologia DROP-LOG™
AIRTRUCK™.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre os benefícios do óleo essencial da casca de laranja na agricultura ou na pecuária, um representante técnico da ORO AGRI terá prazer em esclarecer. Aí no rodapé do site você pode contatar aquele mais próximo de você.

Veja também como funciona a tecnologia TRANS-RAPID™ no post TECNOLOGIA ORO AGRI RESULTA EM SURFACTANTES DE ALTA PERFORMANCE ou acompanhe mais notícias clicando aqui.